RONALDOEVANGELISTA


Eles estão surdos!










Em 1969, Roberto Carlos estava em plena fase soul: ouvia James Brown, gravava Tim Maia, aprendia a cantar temperando a doçura com agressividade e tinha planos de compor uma música chamada "Eu Queria Ser Negro". Pela mesma época, começava a descobrir a fé como inspiração: compôs "Jesus Cristo", tão deslavadamente gospel que só funcionou na gravação quando chamaram para o piano Dom Salvador, depois de muitos outros tentarem e não atingirem o ponto certo de ebulição. Não era coincidência: pouco depois Salvador estaria dando um tempo no samba-jazz pra montar a Banda Abolição, primeira grande formação de consciência negra na música brasileira pop setentista.

Roberto também continuou interessado naquele som, e em como a catarse do funk atingia outros níveis ligado à força da fé. Em seu disco de 1971, lançou sua segunda - e ainda melhor - música funk-gospel, "Todos Estão Surdos". Sem precisar citar o nome do protagonista, que já tinha sido título e refrão na homenagem anterior, o discurso mistura o sonho de John Lennon e os cachos de Caetano, o hippiesmo zen de Erasmo e o fervor religioso do negro gospel americano pra dizer uma simples verdade universal: todo homem traz a paz dentro de si, mas poucos olham pra ela.

Universal não é só modo de dizer: no play acima, duas versões estrangeiras de "Todos Estão Surdos": pelo cantor porto-riquenho Danny Rivera, que aliás também gravou "Jesus Cristo", e pela banda de estúdio francesa April Orchestra, library music. Enquanto o primeiro faz versão fiel, em castelhano, até da parte falada, a segunda exclui as palavras e os autores e adiciona coro feminino e ainda assina a autoria nos créditos do LP.

Marcadores: , ,

2 Responses to “Eles estão surdos!”

  1. # Blogger Perrata 2000

    Hi and thanks for the link to my site and for expanding on the story of "Todos Estan Sordos", certainly one of Roberto's most interesting tunes.
    Great work on your site.
    Obrigado,

    Alejandro

    www.colmenadehumo.blogspot.com  

  2. # Blogger Ronaldo Evangelista

    Hey, thanks for posting Rivera's version. Very cool blog.  

Postar um comentário

Busca


[All your base are belong to us]

Evangelista Jornalista
Investigações Artísticas

*Anos Vinte







@evansoundsystem



Feed!



© 2001-2010 Ronaldo Evangelista