Vamos fazer tudo em alto contraste!
29 Comments Published by Ronaldo Evangelista on terça-feira, 15 de setembro de 2009 at 9:30 AM.
Ano passado fiz alguns ensaios, resenhas e entrevistas para o UOL, na onda do momento bossa nova que dominou os veículos de comunicação. Aproveitei pra ligar para o velho amigo Cesar Villela - talvez o maior capista de discos brasileiro, criador do projeto visual da Elenco e inúmeras outras obras-primas - e passar a limpo algumas histórias que tinha ouvido extra-oficialmente.
Ficou assim:
César Villela é um dos mais influentes artistas gráficos brasileiros. Começou a invadir o inconsciente coletivo de todos os brasileiros interessados em música no fim dos anos 50, quando fazia dezenas de capas por mês para a gravadora Odeon e achava tempo e inspiração suficiente para criar imagens lindas e elegantes, como a do disco Ooooooh! Norma de Norma Benguell, e vários de Silvinha Telles.
Em 1963 acompanhou o produtor Aloysio Oliveira quando esse saiu da Odeon e criou sua própria gravadora, a revolucionária Elenco, que lançou os discos de estréia de gente como Nara Leão, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Edu Lobo, Astrud Gilberto e álbuns de Baden Powell, Roberto Menescal e Maysa. Na Elenco, César abusou do minimalismo e ajudou a criar a imagem da própria bossa nova: elegante, discreta, moderna, ousada.
O capista, que hoje mora no Rio e trabalha com artes plásticas, contou mais de sua história, suas criações e suas inspirações.
Como foi a criação da Elenco?
O Aloysio de Oliveira saiu da Odeon e começou fazer shows no Au bom Gourmet, onde eu fazia os cenários. O primeiro foi O Encontro, com João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Os Cariocas. E ele e o Flávio Ramos --o dono do Au Bom Gourmet-- resolveram fazer uma gravadora para lançar aquele elenco. A maioria dos músicos da bossa nova não tinha gravadora, a Odeon só queria o João Gilberto. E todos queriam botar o nome na praça, então todo mundo adorou. Depois o Flavio Ramos acabou saindo da parceria e o Aloysio criou a Elenco sozinho. Mas a Elenco era sofisticada demais pra época, só vendia na Zona Sul do Rio de Janeiro --acho que depois de um tempo ganhou mais cartaz em São Paulo que no Rio. Eu e o Chico Pereira, meu parceiro, que fazia as fotos, não ganhávamos nada para fazer as capas, era tudo na base da amizade. Fazíamos por acreditar naquilo.
De onde veio a idéia para a simplicidade estética da Elenco e de tantas de suas capas?
Comecei a simplificar na Odeon, uma das principais capas dessa época é a do Noel Rosa --com uma rosa no lugar do "o". Eu via as vitrines confusas, todos fazíamos capas muito confusas. E não havia TV para fazer propaganda --as capas tinham de vender o disco! Aí lembrei que o Marshall McLuhan chamava isso de ruído visual e comecei a simplificar ao máximo. Os discos da Elenco brigavam nas lojas com os discos das multinacionais, eles tinham de sobressair. A simplificação das capas foi uma maneira de chamar a atenção para eles.
E o tão comentado alto contraste, como surgiu?
O alto contraste surgiu na Odeon. Eu conversava com o Chico Pereira e dizia pra ele que precisávamos simplificar as capas. Nessa época, ele era professor na ABAF e eu às vezes ia lá com ele. Quem estudava lá não eram fotógrafos profissionais, eram médicos, advogados. E certa vez vi uma exposição com diferentes experimentações na revelação e gostei de uma, que estava em alto contraste. Perguntei pro Chico se ele conseguia fazer aquilo e ele me disse que sim. A primeira capa com essa idéia foi a do disco O Amor, o Sorriso e a Flor, do João Gilberto, com efeito solarizado. Resolvi experimentar e todo mundo topou, ninguém falou nada. Aí, quando o Aloysio me chamou pra fazer as capas da Elenco eu disse, "vamos fazer tudo em alto contraste!"
Outro elemento famoso das capas da Elenco são os detalhes em vermelho.
Quando eu fazia capas desenhadas, eu colocava recortes vermelhos por cima. E as capas com fotos têm sempre quatro bolinhas, contando a do logotipo. Na época eu andava lendo umas coisas espirituais e li na Cabala dos judeus que o número quatro era ligado à harmonia. Achei que harmonia tinha a ver com música, daí resolvi usar aquela idéia nas bolinhas.
Depois de um tempo vocês desistiram do alto contraste e logo depois pararam de fazer capas. Como foi a transição?
Fazer as capas em alto contraste dava muito trabalho naquela época. Não era como hoje, que com um computador, em um segundo, você faz. Então, em certo ponto, o Chico não quis mais fazer. Além de dar trabalho, aquilo custava dinheiro, eram necessárias várias revelações. Aí experimentamos um pouco com outros estilos: fizemos duas capas com (a técnica) jato de areia, da Rosinha de Valença e do Roberto Menescal. Depois disso, paramos e fui morar nos Estados Unidos, em uma empresa de animação. Um tempo depois fiz mais algumas capas para o Aloysio, como a do disco Contrastes, da Odete Lara, e do álbum do Edu Lobo com a Maria Bethânia.
E o Aloysio continou mais um pouco com a Elenco e depois a gravadora acabou, virou um selo da Philips.
Fui para os Estados Unidos em outubro de 1964 e lá só tocava "Garota de Ipanema" (risos). Mas aqui o mercado estava difícil, os militares estavam no poder, o Aloysio não estava ganhando dinheiro. Ele ainda segurou um tempo, mas depois vendeu a Elenco pra Philips. No fim, não ganhou nada, só gastou. Ele não tinha dinheiro, morava num apartamento de um quarto. A Elenco não vendia muito, mas na época os números eram diferentes: Anísio Silva era um grande vendedor de discos e vendia 10, 15 mil cópias.
O disco Vinicius & Odette Lara foi o primeiro lançado pela Elenco, mas não foi o primeiro que você fez, certo?
É, eu fazia as capas antes mesmo dos discos serem gravados. As capas eram feitas dois, três meses antes. A contracapa, com o repertório, era feita depois, porque era mais simples. O Aloysio (já na Odeon, depois também na Elenco) me passava uma lista com vários artistas. Alguns álbuns não tinham nem nome, alguns artistas não sabiam nem que iam gravar! Era preciso fazer com essa antecedência porque estávamos fazendo as capas em off-set, que era um tipo novo de impressão. Antes nós só tínhamos litografia e rotogravura, então nem todas as gráficas sabiam mexer com os fotolitos --e as que mexiam eram muito disputadas pelas agências de publicidade.
Como era o seu processso criativo das capas? Você tinha a idéia antes, passava pro Chico Pereira e depois montava tudo?
Eu dirigia as fotos, às vezes desenhava como imaginava que elas deveriam ser. No disco do Vinicius com a Odette, por exemplo, eles não puderam se encontrar pra foto. Então fizemos com os dois separadamente e depois eu montei: peguei a Odete com o pé no banquinho e pus o "&" ali. Para um disco da Sylvia Teles, o Aloysio tinha dado o título: Bossa! Balanço! Balada!, me entregou datilografado. Aí tive a idéia de desenvolver as exclamações em parte gráfica. Pra fazer uma do Roberto Menescal, lembrei que ele era um grande pescador. E o Chico também era, às vezes eles iam mergulhar juntos. Aí sugeri fotografar com aquela roupa. Chico me trouxe a foto e bolei a idéia de cada rapaz da banda estar representado por um peixinho. E muita coisa eu desenvolvi por pura intuição, como as setas na capa do primeiro disco da Nara Leão.
Ficou assim:
César Villela é um dos mais influentes artistas gráficos brasileiros. Começou a invadir o inconsciente coletivo de todos os brasileiros interessados em música no fim dos anos 50, quando fazia dezenas de capas por mês para a gravadora Odeon e achava tempo e inspiração suficiente para criar imagens lindas e elegantes, como a do disco Ooooooh! Norma de Norma Benguell, e vários de Silvinha Telles.
Em 1963 acompanhou o produtor Aloysio Oliveira quando esse saiu da Odeon e criou sua própria gravadora, a revolucionária Elenco, que lançou os discos de estréia de gente como Nara Leão, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Edu Lobo, Astrud Gilberto e álbuns de Baden Powell, Roberto Menescal e Maysa. Na Elenco, César abusou do minimalismo e ajudou a criar a imagem da própria bossa nova: elegante, discreta, moderna, ousada.
O capista, que hoje mora no Rio e trabalha com artes plásticas, contou mais de sua história, suas criações e suas inspirações.
Como foi a criação da Elenco?
O Aloysio de Oliveira saiu da Odeon e começou fazer shows no Au bom Gourmet, onde eu fazia os cenários. O primeiro foi O Encontro, com João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Os Cariocas. E ele e o Flávio Ramos --o dono do Au Bom Gourmet-- resolveram fazer uma gravadora para lançar aquele elenco. A maioria dos músicos da bossa nova não tinha gravadora, a Odeon só queria o João Gilberto. E todos queriam botar o nome na praça, então todo mundo adorou. Depois o Flavio Ramos acabou saindo da parceria e o Aloysio criou a Elenco sozinho. Mas a Elenco era sofisticada demais pra época, só vendia na Zona Sul do Rio de Janeiro --acho que depois de um tempo ganhou mais cartaz em São Paulo que no Rio. Eu e o Chico Pereira, meu parceiro, que fazia as fotos, não ganhávamos nada para fazer as capas, era tudo na base da amizade. Fazíamos por acreditar naquilo.
De onde veio a idéia para a simplicidade estética da Elenco e de tantas de suas capas?
Comecei a simplificar na Odeon, uma das principais capas dessa época é a do Noel Rosa --com uma rosa no lugar do "o". Eu via as vitrines confusas, todos fazíamos capas muito confusas. E não havia TV para fazer propaganda --as capas tinham de vender o disco! Aí lembrei que o Marshall McLuhan chamava isso de ruído visual e comecei a simplificar ao máximo. Os discos da Elenco brigavam nas lojas com os discos das multinacionais, eles tinham de sobressair. A simplificação das capas foi uma maneira de chamar a atenção para eles.
E o tão comentado alto contraste, como surgiu?
O alto contraste surgiu na Odeon. Eu conversava com o Chico Pereira e dizia pra ele que precisávamos simplificar as capas. Nessa época, ele era professor na ABAF e eu às vezes ia lá com ele. Quem estudava lá não eram fotógrafos profissionais, eram médicos, advogados. E certa vez vi uma exposição com diferentes experimentações na revelação e gostei de uma, que estava em alto contraste. Perguntei pro Chico se ele conseguia fazer aquilo e ele me disse que sim. A primeira capa com essa idéia foi a do disco O Amor, o Sorriso e a Flor, do João Gilberto, com efeito solarizado. Resolvi experimentar e todo mundo topou, ninguém falou nada. Aí, quando o Aloysio me chamou pra fazer as capas da Elenco eu disse, "vamos fazer tudo em alto contraste!"
Outro elemento famoso das capas da Elenco são os detalhes em vermelho.
Quando eu fazia capas desenhadas, eu colocava recortes vermelhos por cima. E as capas com fotos têm sempre quatro bolinhas, contando a do logotipo. Na época eu andava lendo umas coisas espirituais e li na Cabala dos judeus que o número quatro era ligado à harmonia. Achei que harmonia tinha a ver com música, daí resolvi usar aquela idéia nas bolinhas.
Depois de um tempo vocês desistiram do alto contraste e logo depois pararam de fazer capas. Como foi a transição?
Fazer as capas em alto contraste dava muito trabalho naquela época. Não era como hoje, que com um computador, em um segundo, você faz. Então, em certo ponto, o Chico não quis mais fazer. Além de dar trabalho, aquilo custava dinheiro, eram necessárias várias revelações. Aí experimentamos um pouco com outros estilos: fizemos duas capas com (a técnica) jato de areia, da Rosinha de Valença e do Roberto Menescal. Depois disso, paramos e fui morar nos Estados Unidos, em uma empresa de animação. Um tempo depois fiz mais algumas capas para o Aloysio, como a do disco Contrastes, da Odete Lara, e do álbum do Edu Lobo com a Maria Bethânia.
E o Aloysio continou mais um pouco com a Elenco e depois a gravadora acabou, virou um selo da Philips.
Fui para os Estados Unidos em outubro de 1964 e lá só tocava "Garota de Ipanema" (risos). Mas aqui o mercado estava difícil, os militares estavam no poder, o Aloysio não estava ganhando dinheiro. Ele ainda segurou um tempo, mas depois vendeu a Elenco pra Philips. No fim, não ganhou nada, só gastou. Ele não tinha dinheiro, morava num apartamento de um quarto. A Elenco não vendia muito, mas na época os números eram diferentes: Anísio Silva era um grande vendedor de discos e vendia 10, 15 mil cópias.
O disco Vinicius & Odette Lara foi o primeiro lançado pela Elenco, mas não foi o primeiro que você fez, certo?
É, eu fazia as capas antes mesmo dos discos serem gravados. As capas eram feitas dois, três meses antes. A contracapa, com o repertório, era feita depois, porque era mais simples. O Aloysio (já na Odeon, depois também na Elenco) me passava uma lista com vários artistas. Alguns álbuns não tinham nem nome, alguns artistas não sabiam nem que iam gravar! Era preciso fazer com essa antecedência porque estávamos fazendo as capas em off-set, que era um tipo novo de impressão. Antes nós só tínhamos litografia e rotogravura, então nem todas as gráficas sabiam mexer com os fotolitos --e as que mexiam eram muito disputadas pelas agências de publicidade.
Como era o seu processso criativo das capas? Você tinha a idéia antes, passava pro Chico Pereira e depois montava tudo?
Eu dirigia as fotos, às vezes desenhava como imaginava que elas deveriam ser. No disco do Vinicius com a Odette, por exemplo, eles não puderam se encontrar pra foto. Então fizemos com os dois separadamente e depois eu montei: peguei a Odete com o pé no banquinho e pus o "&" ali. Para um disco da Sylvia Teles, o Aloysio tinha dado o título: Bossa! Balanço! Balada!, me entregou datilografado. Aí tive a idéia de desenvolver as exclamações em parte gráfica. Pra fazer uma do Roberto Menescal, lembrei que ele era um grande pescador. E o Chico também era, às vezes eles iam mergulhar juntos. Aí sugeri fotografar com aquela roupa. Chico me trouxe a foto e bolei a idéia de cada rapaz da banda estar representado por um peixinho. E muita coisa eu desenvolvi por pura intuição, como as setas na capa do primeiro disco da Nara Leão.
Marcadores: capismo, Cesar Villela, Elenco, Entrevista, Evangelista Jornalista, Você Ainda Não Ouviu Nada
muito bom!!!!
rushed wording colleges efficiencies sequential managers maltacontact warblogs outside forgood achieving
semelokertes marchimundui
[url=http://louboutinmart.co.uk]christian louboutin outlet uk[/url] Mineral fertilizers (30 kg/ha of pure nitrogen fertilizer, 30 kg/ha of phosphorus fertilizer P2O5, and 45 kg/ha of potassium fertilizer K1O) are applied during autumn plowing, during spring cultivation or replowing, or during sowing, with the seeds and the topdressing. [url=http://dkgoose.com]Canada Goose Parka[/url] Eyojbikjj [url=http://csrhelix.com]canada goose jacka[/url]
dwauaa 963227 [url=http://www.chilliwackbombersoutlet.com]canada goose men s parka[/url] 890634 [url=http://www.officialcanadagooseparkas.ca]canada goose authentic[/url]
[url=http://bestlouboutinshop.co.uk]louboutin uk[/url] There are a variety of symptoms that accompany IBS which are linked with IBS.. http://dkgoose.com Xsrzkuwtl [url=http://www.louboutinoutletuks.co.uk]christian louboutin uk[/url]
vsbpub 960869 188890 [url=http://www.beatsbydreaonsales.com]dr dre[/url]
By using the Net, you just click on the mouse, you will
get your merchandise at your doorstep. Next, make your
dwelling far extra burglar-proof. The excellent rubber will
provide excellent cushion to the runners. Our inexpensive
Nike Shox in addition basic designs will give you a entirely various feeling.
http://www.airmax90S2013.co.uk/
Hey! I know this is kinda off topic nevertheless I'd figured I'd ask.
Would you be interested in trading links or maybe guest writing a blog article or vice-versa?
My website covers a lot of the same topics as yours and I feel we could greatly
benefit from each other. If you happen to be interested feel free to send me an e-mail.
I look forward to hearing from you! Excellent blog by the way!
Also visit my web blog ... louis vuitton bags
It's hard to come by knowledgeable people on this subject, but you sound like you know what you're talking about!
Thanks
Feel free to surf to my web page ロレックスレプリカ
It's perfect time to make some plans for the future and it's time to be happy.
I've read this post and if I could I want to suggest you few interesting things or advice. Maybe you can write next articles referring to this article. I want to read more things about it!
my webpage ロレックススーパーコピー
You're so awesome! I do not suppose I've truly read through a single thing like this before.
So wonderful to find someone with some original thoughts
on this issue. Seriously.. thanks for starting this up.
This web site is something that is required on the web, someone with some originality!
my page - スーパーコピー時計
It is really a nice and helpful piece of info. I'm glad that you simply shared this useful info with us. Please keep us informed like this. Thanks for sharing.
Feel free to visit my page http://dragpause.blogspot.com/2006/05/jumper-12.html
I blog often and I really thank you for your content.
This great article has truly peaked my interest.
I'm going to book mark your site and keep checking for new details about once a week. I opted in for your RSS feed too.
Also visit my web site :: cheap air max shoes
Hey! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I really enjoy reading your articles.
Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the
same topics? Many thanks!
Feel free to visit my weblog - cheap nike free run 5.0
It takes simply a computer connected to the Internet payday loans in 1 hour still, we continued to trust what we were being told
and waited to listen to from your title company to schedule the "real" closing.
You will realize that most financiers are very eager to obtain your company when you are a house owner, even if you have low credit score low interest personal loan financial
aid offices are certainly not generally mindful of what institutional aid other colleges are offering,
so tell the college of your respective choice what you've been offered.
He said: "If you might have a home financing, nothing much like the rate seen here, and you do not make payments for 3 years and also over you'll expect there to get some considerable amount balance payday loans cleveland ohio thousands of folks are running around the pay day loan treadmill and should not get off.
my web blog - payday loans cleveland ohio
But, when urgent situations trap you and that you do not find a
strategy to turn out with the situation, you begin
looking for any loan deal poor credit loans one with the easiest solutions to ensure
that this website is protected is to view the address;
a safe and secure website will start with "https" instead of "http.
Here is my site - poor credit loans
However, when you indulge inside business or charging, you can find three things which you
should know about student cards instant pay day loans if you are experiencing
this stuff, then it really is time in your case to start out
tying your financial loose ends.
Hola! I've been reading your website for a long time now and finally got the courage to go ahead and give you a shout out from Humble Texas! Just wanted to mention keep up the excellent job!
Here is my page: クロエ バッグ
hello!,I love your writing so so much! share we be in contact more
approximately your article on AOL? I need a specialist
in this space to resolve my problem. May be that is you!
Having a look ahead to look you.
My weblog :: polo outlet online
Way cool! Some extremely valid points! I appreciate you writing this article and also the rest of the website
is very good.
Here is my page - nike air max 2013
This is a topic which is close to my heart... Take care!
Where are your contact details though?
Have a look at my web page; コーチ
Incredible! This blog looks just like my old one! It's on a entirely different topic but it has pretty much the same page layout and design. Wonderful choice of colors!
Here is my blog post :: Christian Louboutin Women Flats
If some one wishes to be updated with latest technologies therefore he must be pay a quick visit this site and be up
to date all the time.
Feel free to visit my web page :: クロエ
My developer is trying to persuade me to move to .net
from PHP. I have always disliked the idea because of the expenses.
But he's tryiong none the less. I've been using WordPress on a number of websites for about
a year and am nervous about switching to another
platform. I have heard fantastic things about blogengine.net.
Is there a way I can transfer all my wordpress content into it?
Any kind of help would be greatly appreciated!
Feel free to visit my web blog - クロエ店舗
Useful info. Lucky me I discovered your site unintentionally, and I'm stunned why this accident did not took place earlier! I bookmarked it.
Also visit my homepage コーチ アウトレット
Hi there, every time i used to check weblog posts here early in the
daylight, since i like to find out more and more.
Visit my site ... sp2wiki.netzschreiberling.de
Why users still use to read news papers when in this technological world the
whole thing is accessible on net?
Also visit my website - www.presidentialresponsibility.com
Hi there to every body, it's my first pay a visit of this weblog; this weblog includes remarkable and really fine stuff in support of visitors.
Also visit my page: miu miu 財布
I like reading a post that will make people think. Also, thanks for allowing for me to comment! Loving you สล็อ