RONALDOEVANGELISTA


Programa Compacto: Balanço


Mateus Aleluia e Thalma de Freitas - "Cordeiro de Nanã"


Karina Buhr e Teresa Cristina - "Vagalume"


Tulipa Ruiz e Tomaz Alves - "Ele leu"


Siba e Fernando Catatau - "Alados"


Lurdez da Luz e Kiko Dinucci - "Ziriguidum"


Gabi Amarantos e Catarina de Jah - "Tô solteira"


Burro Morto e Curumin - "Kalakuta"

*

PROGRAMA COMPACTO

O novo está a cada esquina, mas não está em toda esquina. Às vezes não está nem na esquina, mas em uma casa de vila no meio da quadra. Às vezes nem quadra, mas uma praia no Ceará, a Zona da Mata em Recife ou o subúrbio de São Paulo. Afinal, todo mundo sabe que ainda não inventaram nada de novo sob o Sol desde que inventaram tudo, mas são infinitas as maneiras de ver, entender, criar e dividir, e a cada momento alguém está aprendendo e mostrando, a cada esquina. Novo é tudo, mas nem tudo é novo.

Antes de movimentos e manifestos, sem restrições ou limitações estéticas ou conceituais, vem a criação, individual e coletiva. Rico é o encontro. Entre o que há em comum e o que está distante, estão as idéias próprias. Entre as culturas e intenções distintas e os destinos e caminhos próximos, convergem os pensamentos mais legais. O natural mora no detalhe e o que vale ser dito não é o que se repete, mas o que guardamos para aquele papo especial. Importante é o espontâneo. Como ouvir uma história contada como resposta àquela pergunta que você sempre quis fazer, lida de uma carta escolhida ao acaso.

Por trás das cartas, o encontro: um de cada lado, contando e ouvindo histórias, perguntando e respondendo. Não só em questões ou palavras, mas na troca de idéias musicais. Canção de um, canção de outro, como os dois lados de um compacto - o melhor formato para conhecer coisas novas desde que o disco foi inventado. O novo não expira, não tem data de validade e não se define. Ele surge quando e como precisa surgir, onde quer que seja, espontaneamente e como que ao acaso, pronto para mostrar algo que agora até parece que você já sabia. Só prestar atenção. Ele está a cada esquina, mas não em toda esquina.


*

http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/06/29/petrobras-investe-em-musica-lancando-projeto-compacto-em-site-twitter-youtube-917012895.asp
http://patriciapalumbo.com/2010/08/23/o-vagalume-de-teresa-e-karina/
http://blogdoxote.blogspot.com/2010/08/rio-recife_1136.html
http://roncaronca1.tempsite.ws/site/2010/08/23/maezinha-como-faco-pra-tocar-vagalume-amanha/
http://fubap.org/churrascogrego/2010/07/05/compacto/
http://www.meiodesligado.com/2010/06/o-compacto-da-petrobras.html
http://screamyell.com.br/blog/2010/06/23/siba-e-cidadao-instigado-no-compacto-1/
http://baladadolouco.wordpress.com/2010/06/24/siba-catatau-compacto-e-tulipa-ah-tulipa/
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-nova-musica-popular-brasileira
http://oglobo.globo.com/blogs/jamari/posts/2010/06/23/petrobras-lanca-videocast-compacto-com-siba-catatau-302535.asp
http://dafnesouzasampaio.blogspot.com/2010/07/isso-mesmo-gaby-amarantos-catarina-dee.html
http://www.revistaogrito.com/page/blog/2010/07/09/gabi-amarantos-e-catarina-dee-jah-cantam-juntas-versao-de-beyonce/
http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2010/07/09/siba-cidadao-instigado.htm
http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2010/07/09/gaby-amarantos-catarina-dee-jah.htm
http://penduradoparasecar.blogspot.com/2010/07/siba-catatau-compacto.html
http://produtorindependente.blogspot.com/2010/07/petrobras-lanca-videocast-de-cultura.html
http://musicadepai.blogspot.com/2010/07/compacto-siba-e-catatau.html

*

Para muito além do retorno tangível, tive muitas oportunidades de realizar ou participar da realização de coisas legais na minha breve mas nem tanto vida profissional. A mais recente foi o Programa Compacto, realizado pela produtora Colmeia, com patrocínio da Petrobras, acima melhores momentos, comentários por aí e o texto de apresentação que escrevi quando da estreia.

Eu e o diretor Artur Louback criamos e conceituamos o programa no começo de 2010, na sequência produzindo e encaminhando com a sensacional equipe de Devecz na edição, Braga na câmera, Cláudia na produção, Buguinha no som, citando poucos de uma equipe enorme.

Originalmente concebido como um projeto autoral, o Programa Compacto decide-se agora por um caminho mais institucional, decisões empresariais, valores de marca, prefiro ficar à parte. Minha participação ativa foi nos sete primeiros episódios e alguns bons momentos ainda por vir.

Pedi pra retirar meu nome dos créditos a partir de agora, resumindo minha curadoria à primeira metade da primeira temporada. Não foi pouco: momentos sublimes para a vida, um punhado de vídeos de alta qualidade, músicas maravilhosas e encontros incríveis - em especial o de Mateus Aleluia com Thalma de Freitas, magia.

Sorte ao Compacto, sorte à música. Rico é o encontro.

Marcadores: ,

0 Responses to “Programa Compacto: Balanço”

Postar um comentário

Busca


[All your base are belong to us]

Evangelista Jornalista
Investigações Artísticas

*Anos Vinte







@evansoundsystem



Feed!



© 2001-2010 Ronaldo Evangelista