RONALDOEVANGELISTA


nome cumprido xique-xique



Tom Zé sempre gostou da brincadeira de reescrever, recriar, recontextualizar, reciclar, remixar, mashupar, auto-plagiar, como quiser chamar. Vai vendo: "Jimmy Renda-se", 70, vira "Dor e dor" em 72. "Que bate calado", 73, vira "Dói" em 76, com o refrão de "Feitiço", 69. "O sândalo", 72, que já havia sido "Escolinha de robô" em 70, depois vira "Gene" em 98. Sem falar em "", 76, depois "Nave Maria" em 84.

"Xiquexique", de suas criações mais intensas e irresistíveis, sempre disse muito pelo uso da repetição do riff áspero e hipnótico sobre (ou sob?) o groove baião - que, aliás, é tão forte na raiz de Tom Zé, apesar de parecer diluído nos seus caminhos tropicalistas e pós-tropicalistas. Mais famosa na versão do disco Com Defeito de Fabricação, de 98 (dos melhores de Tom Zé da década), ela já havia sido concebida quase idêntica pra a trilha de Parabelo, aquele reco-reco vocoder analógico, letra de Zé Miguel Wisnik e vocal de Arnaldo Antunes, um ano antes. Em 2008 veio também no Danç-Êh-Sá Ao Vivo, cheia de onomatopéias e jogos de palavras. Faz todo o sentido: nos seus shows, é comum ao final de todo o fluxo de informações do discurso musical e verbal de Tom Zé a banda se entregar ao groove de Xique-Xique e toda a galera levantar e dançar.

Tudo isso pra mostrar as origens do loop que deu origem à série, maior hit. Odair Cabeça de Poeta e Grupo Capote, O Forró Vai Ser Doutor, Cid, possivelmente 1975. Entre 72 e 75, o Capote era a banda de apoio de Tom Zé em discos e shows, então foi natural: três faixas produzidas, texto de contracapa e cinco faixas co-compostas por Tom Zé (ou Tonzé, como assina), inclusive "Você inventa", em 76 refeita no Estudando o Samba.

E, é claro, "A dor é curta e o nome cumprido":



psiu
psiu

ô chamei
ô quem é
ô que dor
ô amor

psiu
psiu psiu

ô chamei
ô chamei
ô quem é
ô quem é
ô que dor
ô que dor
ô amor
ô amor

Marcadores: , ,

0 Responses to “nome cumprido xique-xique”

Postar um comentário

Busca


[All your base are belong to us]

Evangelista Jornalista
Investigações Artísticas

*Anos Vinte







@evansoundsystem



Feed!



© 2001-2010 Ronaldo Evangelista