Criatividade e lucros
3 Comments Published by Ronaldo Evangelista on quarta-feira, 21 de janeiro de 2009 at 12:23 PM.André Midani, sempre inacreditavelmente inteligente e chique, como já o descreveu Caê, analisa o tiro no pé da indústria cultural e explica a única saída possível, no essencial livro Música, Ídolos e Poder:
Em geral, os líderes criativos de grande parte das indústrias criativas perderam poder a partir da década de 1980 e de 1990. E o perderam porque muitos viam o lucro como um componente vulgar, em que não queriam se imiscuir nem com que pretendiam aprender a lidar. E à medida que as empresas se tornavam muito maiores, os tecnocratas irromperam, sob a seguinte alegação: "Nós, os não-criativos, somos melhores para gerir indústrias criativas porque não nos consideramos aristocratas e temos capacidade e prazer em lidar com a parte suja dos negócios: o lucro." E era essa a melodia que Wall Street queria escutar!
Os danos que os tecnocratas estão causando à indústria fonográfica, ao cinema, à TV, às publicações, à Broadway e às empresas de publicidade têm que ser confrontados pelos líderes criativos de amanhã, antes que seja tarde. Terão que inverter o lema "lucros e criatividade" para "criatividade e lucros". No entanto, para alcançar esse objetivo, deverão aprender a entender, e até gostar, do mundo das finanças para se tornarem presidentes de suas organizações, descobrir o prazer de estudar os balanços financeiros das suas empresas, ler através dos números e compreender o que significam.
Richard Branson, os irmãos Weinstein, Ted Turner, Steve Jobs, Bill Gates, Larry Page, John Hegarty são alguns exemplos que podem servir de inspiração. Os líderes criativos vão ter que aprender a ser tão impiedosos quanto os tecnocratas, aprender o linguajar de Wall Street e convencer todo esse mundo de que somente a ciatividade genuína e o planejamento a longo prazo levam a uma lucratividade segura e duradoura. Vão ter o desafio e a responsabilidade de inverter os papéis e conseguir que os tecnocratas trabalhem para eles, em vez deles trabalharem para os tecnocratas.
Marcadores: abre aspas, André Midani, Caetano Veloso, Think Tank
po! deve ser muito interessante! tudo de bom ai, Ronaldo!
Viu esse vídeo ????
http://www.youtube.com/watch?v=iw9_NfoLLHY
Adoro seu Blog
Bjus
Massa.
Tem mais e podia vir mais:
http://www.youtube.com/user/AndreMidani
Valeus.