A nova dimensão
0 Comments Published by Ronaldo Evangelista on segunda-feira, 28 de abril de 2008 at 4:42 PM.No sábado eu abri a minha Virada Cultural indo na cinemateca assistir É Simonal, sensacional filme de 1970 do Domingos de Oliveira, espécie de A Hard Day's Night da Pilantragem.
Demorou pra isso sair em DVD com toda a pompa, imagem restaurada, comentário do diretor, extras, trilha sonora e o pacote completo. Não só porque o Simonal é incrível e o senso de humor dele (pela visão do Domingos, naturalmente) carrega o filme, mas também porque é um documento histórico genial da cultura pop brasileira. Tem uma inacreditável coletiva de imprensa fake, a Marília Pêra pagando de louca na balada, o Simonal regendo o Maracanãzinho, uma roda de samba com Jair do Cavaquinho, Elton Medeiros e Nelson Sargento na Boate Sucata e mais vários momentos deliciosos.
Legal que logo mais entra nos cinemas oficialmente o filme do Claudio Manoel e damos mais um passo em direção a ouvir mais o Simonal pelo enorme valor musical dele e por sua divertida persona artística e deixamos um pouco de lado o chato papo de perseguição política que domina qualquer conversa sobre ele há 35 anos.
Aproveitando o assunto todo, trecho de email do Max, comentando o Qualquer Coisa #7, especial Simonal:
A maneira que voces analisaram a história do Simonal me deixou, além de feliz, um pouco aliviado. É incrivel como o ranço pseudo-ideológico vem na frente da inteligência e bom senso nas pessoas com mais de 40 anos. É um mito, um tabu da ditadura também, essa coisa dessas pessoas acharem que, pelo fato da ditadura ter sido escrota, a esquerda jamais poderia errar e que todos que lutaram contra são heróis. Há um fetiche "de esquerda", como se fosse bom ser de esquerda porque é cool. É uma coisa muito superficial. Parece que as pessoas não têm capacidade de elaborar um próprio pensamento então, como papagaio, repetem algo que lhes foi contado.
Marcadores: Domingos de Oliveira, Qualquer Coisa, Simonal
0 Responses to “A nova dimensão”