RONALDOEVANGELISTA


A nova dimensão


No sábado eu abri a minha Virada Cultural indo na cinemateca assistir É Simonal, sensacional filme de 1970 do Domingos de Oliveira, espécie de A Hard Day's Night da Pilantragem.

Demorou pra isso sair em DVD com toda a pompa, imagem restaurada, comentário do diretor, extras, trilha sonora e o pacote completo. Não só porque o Simonal é incrível e o senso de humor dele (pela visão do Domingos, naturalmente) carrega o filme, mas também porque é um documento histórico genial da cultura pop brasileira. Tem uma inacreditável coletiva de imprensa fake, a Marília Pêra pagando de louca na balada, o Simonal regendo o Maracanãzinho, uma roda de samba com Jair do Cavaquinho, Elton Medeiros e Nelson Sargento na Boate Sucata e mais vários momentos deliciosos.

Legal que logo mais entra nos cinemas oficialmente o filme do Claudio Manoel e damos mais um passo em direção a ouvir mais o Simonal pelo enorme valor musical dele e por sua divertida persona artística e deixamos um pouco de lado o chato papo de perseguição política que domina qualquer conversa sobre ele há 35 anos.

Aproveitando o assunto todo, trecho de email do Max, comentando o Qualquer Coisa #7, especial Simonal:

A maneira que voces analisaram a história do Simonal me deixou, além de feliz, um pouco aliviado. É incrivel como o ranço pseudo-ideológico vem na frente da inteligência e bom senso nas pessoas com mais de 40 anos. É um mito, um tabu da ditadura também, essa coisa dessas pessoas acharem que, pelo fato da ditadura ter sido escrota, a esquerda jamais poderia errar e que todos que lutaram contra são heróis. Há um fetiche "de esquerda", como se fosse bom ser de esquerda porque é cool. É uma coisa muito superficial. Parece que as pessoas não têm capacidade de elaborar um próprio pensamento então, como papagaio, repetem algo que lhes foi contado.

Marcadores: , ,

0 Responses to “A nova dimensão”

Postar um comentário

Busca


[All your base are belong to us]

Evangelista Jornalista
Investigações Artísticas

*Anos Vinte







@evansoundsystem



Feed!



© 2001-2010 Ronaldo Evangelista