RONALDOEVANGELISTA


Dizzy Gillespie no Brasil, 1956



Agosto de 1956, Dizzy Gillespie chega ao Rio de Janeiro, banda completa: Benny Golson, Quincy Jones, Phil Woods, Melba Liston, orquestra de 16 músicos. Além da recepção na Embaixada dos Estados Unidos, apresentação na moderníssima TV Tupi - primeira emissora de televisão da América do Sul -, e grande despedida no Jóquei Clube, Dizzy fez cinco big apresentações no Teatro República, de 8 a 12 daquele mês. Parte de uma grande turnê que o trompetista estrela do bebop jazz moderno fez pelo Oriente Médio, Ásia e América do Sul com apoio do Governo de Estado norte-americano.



Cumprindo o papel de embaixador musical, Dizzy ainda aproveitou pra passar no bairro de Madureira e visitar o Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, breve vídeo do momento logo acima. No Hotel Glória, do Rio de Janeiro, Dizzy fez uma grande jam com a Orquestra do Maestro Cipó, diretor musical da Tupi, cruzando os ângulos bebop com ritmo brasileiro, pré-samba-jazz. Neste CD, trecho de onze minutos desse encontro: "Cepao's samba", aliás "Cipó's Samba".



Acima o anúncio da temporada, pescado aqui, e recorte de uma página da autobiografia do Dizzy, com foto da banda. Abaixo cobertura do show do dia oito para o jornal Última Hora, do Arquivo Público do Estado de São Paulo.












Marcadores: , ,

0 Responses to “Dizzy Gillespie no Brasil, 1956”

Postar um comentário

Busca


[All your base are belong to us]

Evangelista Jornalista
Investigações Artísticas

*Anos Vinte







@evansoundsystem



Feed!



© 2001-2010 Ronaldo Evangelista