RONALDOEVANGELISTA


J. Carlos



Se o programa é bom, não sei, mas J. Carlos é o que há. Ilustrador do começo do século, nas revistas Fon-Fon, Careta, Paratodos; alta sofisticação na representação dos trajes, modos, comportamento, idéias da época e local - no caso, Rio, primeiras décadas do século passado. É a história do nosso imaginário em traços perfeitos, registro e criação dos primeiros sinais de modernidade vistos a olhos nu.

Até onde sei, alguns de seus trabalhos saíram em livros, em edições limitadas, patrocinadas e distribuídas, sem nem chegar a ser vendidas. J. Carlos valia, no mínimo, edições como as que tem feito a vida pós-internet de editoras como Fantagraphics, com seus Peanuts completos, os Explainers do Jules Feiffer, Krazy Kat, Walt Kelly, Arquivos do Steve Ditko, ou a pequena Sunday, com seus Little Nemos no tamanho original, Winsor McKay em todo seu esplendor.

O breve documentário A Figura da Capa (com o teaser nem tão encorajador acima) foi dirigido pelo neto do J.Carlos, Zé Brito Cunha, e passa hoje, 20h30, no Futura.

Marcadores: , ,

0 Responses to “J. Carlos”

Postar um comentário

Busca


[All your base are belong to us]

Evangelista Jornalista
Investigações Artísticas

*Anos Vinte







@evansoundsystem



Feed!



© 2001-2010 Ronaldo Evangelista