RONALDOEVANGELISTA


Novos Baianos F.C.

Logo depois do auge pós-visita de João Gilberto, Acabou Chorare, em 1972, os Novos Baianos eram interesse nacional, espalhadores de gudiváibe e foco de interesse curioso. O deixar pra lá é quente.

Em 1973 estavam morando todos juntos no sítio Cantinho do Vovô, Estrada dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio, Jacarepaguá, e transando o disco Novos Baianos F.C., obra-prima, quando Solano Ribeiro (há pouco o homem por trás dos Festivais da Record) colou neles com câmeras, microfones e equipe e produziu o melhor documento dos Novos Baianos em imagens, som e espírito. Ficou lá, por fora de ismos, filmando os baianos e a niteroiense com toda naturalidade, criando filhos, jogando bola, tocando e cantando intensamente, fazendo massagens, lavando pratos como quem faz música.

Novos Baianos é um cara que acredita que a vida tá começando. Era a juventude que sorriu o tropicalismo: Galvão, Baby, Morais, Paulinho, Pepeu, Dadi, Jorginho e tantos agregados. Não uma família, talvez um time. Deu no filme Novos Baianos F.C., produzido por e para e exibido em uma emissora de televisão alemã. Em seis partes, pescado do YouTube, 40 minutos sublimes:








A todo momento uma pessoa da gente pode vir com uma coisa nova, legal. Então a qualquer momento uma pessoa da gente pode vir com uma coisa velha, uma coisa que não seja legal. Quer dizer, a qualquer momento eu posso tá legal ou posso também tá careta, não tá legal. Então quem tiver legal nesse momento vai cortar a minha, porque eu não tô dentro do sentido do sentimento do espírito do que é Novos Baianos. Que Novos Baianos é um cara que tá sempre legal. Tá nascendo a cada minuto. Quer dizer, ele não pode tá velho por dentro em nenhum momento, triste, nada disso.

Então, o único bode, que pode dizer que é bode, que não é bode - que, vamos dizer, é a única salvação - é que a todo momento um tá mostrando ao outro se não tiver certo, o que é legal, o que não é legal. Então Novos baianos só se salva por isso. Muita gente, mais de dois, é bom por isso. Porque quando tiver dois assim, se os dois não tiver legal, o outro, terceiro, é quem corta, quem pode tá legal. O que é legal é que ganha. O espírito, assim, da coisa certa, não tem nada que vença.

Marcadores: , , ,

4 Responses to “Novos Baianos F.C.”

  1. # Blogger Eloisa

    Valeu pelo toque, incrível. Postei: http://thegoodblood.blogspot.com/2009/11/documentary-about-great-novos-baianos.html  

  2. # Anonymous Anônimo

    Que conteudo maravilho!!!!!!! parabens!!!  

  3. # Blogger Elisa

    muito obrigada  

  4. # Blogger ASDLR

    Dear friend, this needs a re-post, the videos have been deleted.

    Muito obrigado  

Postar um comentário

Busca


[All your base are belong to us]

Evangelista Jornalista
Investigações Artísticas

*Anos Vinte







@evansoundsystem



Feed!



© 2001-2010 Ronaldo Evangelista