RONALDOEVANGELISTA


Jorge Marinho, Paulinho, Mão-de-Vaca e Chuca-Chuca






É o quarteto que aparece na capa e acompanha Angela Maria nessa jóia de disco que é Para Você Ouvir e Dançar - apesar do nome genérico, com um dourado único desde a capa. Angela Maria, maior de todas (ela diria Dalva, e também estaria certa), no auge, clássica sem ser antiquada, natural sem ser descartável, sensual sem ser melosa, emocional sem ser dramática, cantando bem demais, mas não demais. A banda, com um som limpo, seco, claro, compacto, totalmente moderno pra época, levemente dissonante: de boate, mas sem o ar camp de Maysa; despojado, mas sem o ar bobo de Alaíde; sofisticado, mas sem o ar de para entendidos de Johnny Alf; lânguido, mas sem o ar novelty de Norma Bengell. Mão-de-Vaca na pegada na guitarra, ousadamente jazzístico e revolucionariamente brasileiro. Chuca-Chuca, com essa cara engraçada e nome mais ainda, dono de boite no Beco das Garrafas, espalhando os sons do vibrafone com timbres pisando sobre nuvens. Jorge Marinho e Paulinho, baluartes do samba-jazz pré-samba-jazz. Mais os percussionistas Gilson de Freitas (no pandeiro) e Décio Paiva (na caxeta), com uma discrição e elegância acima da média dos discos da época. O repertório, exemplar: de Dorival Caymmi no samba-canção a Antonio Carlos Jobim pré-bossa nova, Zé Keti a Garoto, afro-cubano a bolero. Brilha na estante.

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VENENO SULCOS



Dá licença, Achiropita: sexta-feira o Veneno baixa no Bixiga, Treze de Maio 353. Levamos o soundsystem pra Casa Taiguara de Cultura e chegamos junto no projeto Sulcos, estreando o mês. Aquela festa: 100% vinil, disco music, cumbia, grooves afrobrasileiros, ritmos globais, mixtapes, amizade, amor e o charme que só mesmo uma casa na Bela Vista.

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Cine Gemini 1975-2010




Hoje o Cine Gemini exibe sua última sessão de cinema, mas pelo menos na avenida Paulista do meu coração vive pra sempre.

(Fotos daqui e aqui.)

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Sergio Carvalho - Pra Frente (1964)



Continental PPL-12.130

01) Lágrima flor (Billy Blanco)
02) Na manhã (Sergio Carvalho / Paulo Bruce)
03) Vem viver (Jorginho Telles)
04) Amor de nada (Marcos Valle / Paulo Sergio Valle)
05) Fada bombom (Norival Reis / Jorge Duarte)
06) Tudo era você (Sergio Carvalho / Paulo Bruce)
07) Noa-noa (Sergio Mendes)
08) Enquanto a tristeza não vem (Sergio Ricardo)
09) Nosso amanhã (Rildo Hora / Humberto Reis)
10) Até-manhã, até-mais ver (Sergio Carvalho / Paulo Bruce)
11) Louca de saudade (Denis Brean)
12) Tanto amor (Jorge Duarte / Arlindo Velloso)

+ Compacto Simples Continental 33-307

13) Rola serpentina (Sergio Carvalho / Paulo Bruce)
14) Amok (Sergio Carvalho)


Lançando mão da leveza do uníssono piano-vibrafone-guitarra, inerente ao seu próprio estilo, aplicou-o à delicadeza dos sambas que integram o repertório, não deixando porém de, no momento exato em que se faz necessário um ataque, uma mudança de clima, empregar o trio piston-tenor-alto com impetuosidade.

Além de arranjador, SERGIO CARVALHO cumpre excelente performance como pianista, executando solos dentro de uma harmonia impecável, com um desenvolvimento melódico atraente e sem se afastar demasiadamente do original.

Há um coro.

Sua existência, entretanto, não altera a seriedade do disco, não só por estar ele bem dosado, coeso e rigorosamente afinado, bem como se justifica pela necessidade que tem de apresentar seis composições inéditas, cujas letras completam e são partes inseparáveis da concepção e expressão do sentimento de seus autores.

O conjunto, liderado por SERGIO CARVALHO, aparece bem equilibrado, bem ajustado ao clima dos arranjos, com indiscutível "feeling" e bastante harmonioso.

E, assim, temos SERGIO CARVALHO com seu sentimento puro e expontâneo, enriquecido pela técnica e o conhecimento que lhe proporcionam concepções musicais avançadas, num disco, realmente, P'RÁ FRENTE!.

Estado da Guanabara, abril de 1964.

a.) Paulo Bruce



AQUI

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pianoless



Falando no Chico Hamilton, Buddy Collette, anos 50, Pacific Jazz, nessa mesma entrevista Buddy prova que o improviso na vida faz parte da história do jazz e conta do primeiro ensaio, em seu apartamento, do impressionante quarteto sem piano de Gerry Mulligan, Bob Whitlock, Chico Hamilton e Chet Baker, da esquerda pra direita acima, em prosa abaixo.

*

You knew Chico Hamilton and Gerry Mulligan in 1952.
The first time that quartet rehearsed was at my apartment. Gerry was there at my place because he knew that Chico and I were friends. My apartment was at 1406 St. Andrews Place (Apt. 1). Everyone was at my place, listening to music or at parties. At first, what Gerry and Chet were doing didn’t sound too good.

Why not?
They didn’t have the right concept. Chetty was playing melody and Gerry was trying to harmonize on the baritone. But they were miles apart. Gerry was trying to do it like he would normally play.

Which was how?
Using the baritone like a bass. He was just playing harmony in same rhythm as the melody. Then he began trying counterpoint. He was moving around differently than just following the melody.

Did Mulligan know the group’s sound was all wrong at first?
Yes, they all knew it. Gerry didn’t want a piano in there. He was filling in for the piano on the baritone with notes a pianist might play if he had that instrument in the group. They finally got it and hit their sound by accident.

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CH5








Violoncelo, flauta, baixo, bateria percussiva, guitarra cristalina, pegada modernista: era o Chico Hamilton Quintet, Carson Daily, Jim Hall, Fred Katz, Buddy Collette. Nessa entrevista de uns meses atrás, do blog JazzWax, Buddy, descanse em paz, conta como surgiu o incrível combo de jazz-de-câmara, trecho abaixo.

*

You were in the original Chico Hamilton Quintet. How long had you known Chico?
I had known Chico since I was 10 years old. He lived in the area where my grandmother lived. Also Jackie Kelso. I met them at the Ross Snyder Playground in Southeast Los Angeles. I also had recorded with Chico in other groups before he put together the quintet.

How was that quintet formed?
Chico and Fred Katz were out on the road backing Lena Horne. Katz was playing piano then, with Chico on drums. Chico always wanted to start a band, especially after working with Gerry Mulligan and Chet Baker. He was a natural leader. We always talked about it when he was home in L.A. Then one day Chico and Fred quit Lena. Fred liked to play solo cello more than piano or anything. I knew about that but had never played with him.

How did you come to be in Chico’s group?
One day Chico called and said, “Bee"—that's what he called me, Bee or Mr. Bee—"we have a job at the Strollers in a week.” The Strollers was down in Long Beach, CA. I said, “I’m working with Scatman Cruthers but Scatman said he’d let me come down after a week.”

What happened next?
Chico started at the Strollers in the summer of 1955 but he didn’t have the sound that he had in mind for the group. He had hired Bob Hardaway, a tenor sax player. That group played the Strollers for a week. Then Hardaway had to leave. When I arrived, I brought in four or five tunes, like Blue Sands, that were different. Chico liked the sound, but we weren't completely there yet. Something was missing.

What instrument were you playing?
The sax, but I could tell the group needed a different sound. Chico was stirring it up. He loved to improvise—and still does. Man, Chico can do it even when he can’t. At that point, I was a good flute player and had playing it since 1940. I brought the flute in because I saw the cello and guitar and Chico improvising on the drums. I was thinking of this as a jazz-classical group. The flute would enhance that feel.

What did you think of the group’s sound?
I had to respect the cello. We had a chamber thing going. But Chico at first didn’t figure the cello to play with the band.

What do you mean?
Chico figured on having Fred continue to play piano with the group and cello during intermissions. But I didn’t know this when I came in, and I started using the flute more because I saw the cello there and knew we needed a lighter sound from me. The cello is an instrument that loves to play alone. Loves to get out in front and play any wonderful solo—picking and bowing.

So Katz played cello in between sets?
Yes, he’d play piano with the group and cello on the breaks. But Fred had a tendency to stay on stage too long on the breaks. Once he got going with the bow, there was no stopping him. One night he stayed too long, for 45 minutes or so, lost in thought while playing.

What did Chico think of Katz’s extended solo that night?
Chico didn’t like that. After 45 minutes, Fred was still out front playing away on his cello with his eyes half open in the groove. I said to Chico, “Let’s sneak on and start"—me, Chico, bassist Carson Smith and guitarist Jim Hall.”

Did you?
We got past Fred easily enough. He was still on the step to the bandstand lost in his own world. The piano where Fred was supposed to be was in the back but my horn was up front. I’m the lead player so I needed to be where people could see me.

Did Katz ever come up for air?
Everyone got in their place on stage. Then Chico started playing, and Fred finally snapped out of it. But Fred couldn't get to the piano fast enough. We were all there and were starting to play. So Fred started bowing something and I played something on the flute. We didn’t have a pianist but we did have a guitar player in Jim Hall that no one can beat. When Fred played the piano, we couldn’t really hear him anyway. As we played, Jim left space for the cello. That’s why the group’s sound was no one’s idea. It just happened by accident, as a prank that turned into a sound we all dug immediately.

Tell the truth, did you block Fred from getting to the piano?
No way. Honest. He couldn’t get back to the piano once we started, so it worked out. The chamber-jazz thing gave us freedom to explore new ways of presenting the music. Jim had a different taste than other guitarists. It was more conversational than just keeping time. It was an equal voice in the group's sound, in terms of playing and listening and responding. The group was meant to sound like all of us were having an important musical conversation.


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Fotos de Gordon Parks do quinteto com estudantes de escultura para a Life.

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e muito menos dei alguma explicação



Junto com a primavera, chegou aqui em casa tarde passada "Deus e o Diabo no Liquidificador", disco novo do Cérebro Eletrônico, Tatá Aeroplano, Fernando Maranho, Gusta Souza, Fernando TRZ, Renato Cortez. A banda apertando o passo depois do ótimo "Pareço Moderno", Tatá compondo com especial expressão e senso pop: "Sóbrio e Só", "Desquite", "Cama" e, logo faixa de abertura, "Decência", grande canção.

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Programa Compacto: Balanço


Mateus Aleluia e Thalma de Freitas - "Cordeiro de Nanã"


Karina Buhr e Teresa Cristina - "Vagalume"


Tulipa Ruiz e Tomaz Alves - "Ele leu"


Siba e Fernando Catatau - "Alados"


Lurdez da Luz e Kiko Dinucci - "Ziriguidum"


Gabi Amarantos e Catarina de Jah - "Tô solteira"


Burro Morto e Curumin - "Kalakuta"

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PROGRAMA COMPACTO

O novo está a cada esquina, mas não está em toda esquina. Às vezes não está nem na esquina, mas em uma casa de vila no meio da quadra. Às vezes nem quadra, mas uma praia no Ceará, a Zona da Mata em Recife ou o subúrbio de São Paulo. Afinal, todo mundo sabe que ainda não inventaram nada de novo sob o Sol desde que inventaram tudo, mas são infinitas as maneiras de ver, entender, criar e dividir, e a cada momento alguém está aprendendo e mostrando, a cada esquina. Novo é tudo, mas nem tudo é novo.

Antes de movimentos e manifestos, sem restrições ou limitações estéticas ou conceituais, vem a criação, individual e coletiva. Rico é o encontro. Entre o que há em comum e o que está distante, estão as idéias próprias. Entre as culturas e intenções distintas e os destinos e caminhos próximos, convergem os pensamentos mais legais. O natural mora no detalhe e o que vale ser dito não é o que se repete, mas o que guardamos para aquele papo especial. Importante é o espontâneo. Como ouvir uma história contada como resposta àquela pergunta que você sempre quis fazer, lida de uma carta escolhida ao acaso.

Por trás das cartas, o encontro: um de cada lado, contando e ouvindo histórias, perguntando e respondendo. Não só em questões ou palavras, mas na troca de idéias musicais. Canção de um, canção de outro, como os dois lados de um compacto - o melhor formato para conhecer coisas novas desde que o disco foi inventado. O novo não expira, não tem data de validade e não se define. Ele surge quando e como precisa surgir, onde quer que seja, espontaneamente e como que ao acaso, pronto para mostrar algo que agora até parece que você já sabia. Só prestar atenção. Ele está a cada esquina, mas não em toda esquina.


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http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/06/29/petrobras-investe-em-musica-lancando-projeto-compacto-em-site-twitter-youtube-917012895.asp
http://patriciapalumbo.com/2010/08/23/o-vagalume-de-teresa-e-karina/
http://blogdoxote.blogspot.com/2010/08/rio-recife_1136.html
http://roncaronca1.tempsite.ws/site/2010/08/23/maezinha-como-faco-pra-tocar-vagalume-amanha/
http://fubap.org/churrascogrego/2010/07/05/compacto/
http://www.meiodesligado.com/2010/06/o-compacto-da-petrobras.html
http://screamyell.com.br/blog/2010/06/23/siba-e-cidadao-instigado-no-compacto-1/
http://baladadolouco.wordpress.com/2010/06/24/siba-catatau-compacto-e-tulipa-ah-tulipa/
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-nova-musica-popular-brasileira
http://oglobo.globo.com/blogs/jamari/posts/2010/06/23/petrobras-lanca-videocast-compacto-com-siba-catatau-302535.asp
http://dafnesouzasampaio.blogspot.com/2010/07/isso-mesmo-gaby-amarantos-catarina-dee.html
http://www.revistaogrito.com/page/blog/2010/07/09/gabi-amarantos-e-catarina-dee-jah-cantam-juntas-versao-de-beyonce/
http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2010/07/09/siba-cidadao-instigado.htm
http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2010/07/09/gaby-amarantos-catarina-dee-jah.htm
http://penduradoparasecar.blogspot.com/2010/07/siba-catatau-compacto.html
http://produtorindependente.blogspot.com/2010/07/petrobras-lanca-videocast-de-cultura.html
http://musicadepai.blogspot.com/2010/07/compacto-siba-e-catatau.html

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Para muito além do retorno tangível, tive muitas oportunidades de realizar ou participar da realização de coisas legais na minha breve mas nem tanto vida profissional. A mais recente foi o Programa Compacto, realizado pela produtora Colmeia, com patrocínio da Petrobras, acima melhores momentos, comentários por aí e o texto de apresentação que escrevi quando da estreia.

Eu e o diretor Artur Louback criamos e conceituamos o programa no começo de 2010, na sequência produzindo e encaminhando com a sensacional equipe de Devecz na edição, Braga na câmera, Cláudia na produção, Buguinha no som, citando poucos de uma equipe enorme.

Originalmente concebido como um projeto autoral, o Programa Compacto decide-se agora por um caminho mais institucional, decisões empresariais, valores de marca, prefiro ficar à parte. Minha participação ativa foi nos sete primeiros episódios e alguns bons momentos ainda por vir.

Pedi pra retirar meu nome dos créditos a partir de agora, resumindo minha curadoria à primeira metade da primeira temporada. Não foi pouco: momentos sublimes para a vida, um punhado de vídeos de alta qualidade, músicas maravilhosas e encontros incríveis - em especial o de Mateus Aleluia com Thalma de Freitas, magia.

Sorte ao Compacto, sorte à música. Rico é o encontro.

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Invisto nas ações do prazer







Tamo no auge: Banda Tono, Pop Rio, nessa nova tradição de Do Amor, Lettuce, +2, Silvia Machete, Rubinho Jacobina. Mas o Tono é... diferente. Rafael Rocha na bateria e voz, Bem Gil na guitarra, Bruno Di Lullo no baixo, Ana Cláudia na voz e metalofone, Leandro Floresta na flauta e synth, deliberadamente inventando seu pop, com uma certa mistura encantada de estranheza e charme, letras, melodias, desenvolvimentos, dinâmicas, idéias um pouco mais sem explicação, desviando o olhar e acertando o alvo, cara séria no humor e graça nas emoções. Sonoridade irrestrita, ritmos e musicalidade a granel, com um achado de som todo próprio, bonito, esperto. O primeiro disco, Auge, veio em 2009, o novo já encaminhado pra sair.

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O quê? Para onde? Como?



Ninguém há de negar que Walter Hugo Khouri era um cineasta com alguma inclinação mórbida e certo moralismo ofensivo, por exemplo em "As Amorosas", segunda metade maior bad trip. Mas, como dizem, tinha capacidade e talento pra fazer qualquer coisa, e como era mestre do estilo. Que maravilha o clima existencialista francês, as imagens de São Paulo, o prazer bardotiano de Jacqueline Myrna, as atuações intensas, cenário, luzes, enquadramentos. E a presença hipnotizante de Paulo José, mestre do charme, aqui dois anos depois de "Todas as Mulheres do Mundo", com seu personagem Marcelo sendo questionado, espancado, estudado por ser, uuuhhh, um niilista. E, na prática, obnóxio de maneira geral. Mas, é claro, irresistível: pega geral e ganha olhares e sorrisos até de Rita Lee, em pleno palco com os Mutantes. Acima, seqüência 64, take um do documentário em 16mm que dá título ao post, nosso protagonista falando de uma coisa vasta e profunda, procurando mergulhar no plano da consciência e do tempo, o micro e o macrocosmo.

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like the waves go crushing in the sea

"Sonho de lugar" em 1966 no disco da Eliana Pittman, "She told me, she told me" em 1967 no álbum americano do Marcos Valle, autor. A letra meio besta, ingenuamente ufanista e superficialmente social do irmão, Paulo Sergio, dá lugar a um poeminha em inglês igualmente besta mas de grande singeleza de Ray Gilbert, com encaixe especial à melodia fluida de Marcos e perfeito para os vocais em contraponto com sua então esposa Anamaria. O solo de marimba do arranjo original de Ivan Paulo no disco da Eliana cede lugar ao som cheio de um piano no arranjo de Eumir Deodato no disco de Marcos, mas ainda com a mesma delicadeza.

"Samba '68", do Marcos Valle, pela Verve, lançado agora pela primeira vez em edição nacional, em CD, da Dubas. "She told me" é o melhor momento, mas não é a única pérola: "Chup chup, I got away" ("Gente") e "Crickets sing for Anamaria" ("Os Grilos") têm charme extra nas letras em inglês, "The Face I Love" ("Seu encanto") é especialmente doce e "The Answer" ("A resposta") ganha ao falar de amor ao invés de justificar alienação.






Quem só conhece e que mora na beira do mar
E que tem sempre sol, sempre luz
Nem liga pra nada mais, não sabe do mal que faz

Nem todo mundo é somente essa gente
Que anda queimada de sol e de sal
É isso que eu vou mostrar cantando o que vou contar

Eu nasci num sonho de lugar
Para crer só mesmo indo lá
Tem um trem que passa devagar
Com um sino tocando, segue o trem apitando

E se é domingo a gente namora na praça
só vendo a luz do luar
Enquanto num violão alguém faz da paz canção






Somebody told me she loves me, she loves me, she told me
She told me and that's how I know
Just wait till you see her face, I'll bet even yours will glow

I could say bela or say que beleza to praise her
But tell me what good will it do
Just wait till you see her smile, you just won't believe it's true

Like the sound of thunder in the sky
Like the waves go crushing in the sea
That's the way her love affected me
And you'd feel as I do if you knew what I know

Somebody told me she loves me, she loves me, she told me
She told me, how lucky for me
To look at delicious you and know that it's all for me

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Ebo Taylor



Mil novecentos e sessenta e dois, Ebo Taylor estava com Fela Kuti, em Londres, estudando música. Já antes, e principalmente depois, era figura-chave da cena musical de Gana, além do epíteto básico de bróder do Fela e colaborador no som do afrobeat, ali no fim dos 60. Com a recente caçada ao ouro da invasão de DJs que tem rolado na África, você certamente já sacou o Ebo por aí, por exemplo algum dos sons abaixo.

E a nova é que, com as oportunidades vindas das redescoberta, Ebo Taylor, agora 74 anos, gravou disco novo, em Berlim, com a Afrobeat Academy, Love and Death, que sai em dezembro pela Strut Records - que lançou recentemente os comebacks de luxo do Mulatu e do Lloyd Miller. Acima, papo breve com Ebo em teaser da gravadora. Por abaixo, dois momentos recentes e dois clássicos classe da vasta discografia de Ebo.

A partir de dezembro, Ebo e a Academy saem em turnê. Opa, festival Afro em São Paulo 2011?




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Gilbertália



Maior legal esse Expresso 2222, coletânea de textos centrada no Gil (já na capa de tranças e atrás de um piano elétrico desfocado), mais ou menos no molde em que o poeta Waly Salomão organizou, pela editora Pedra Q Ronca, a Caetanave Alegria, Alegria. // Abaixo, só um trecho de entrevista a Vicente Tardin, Alfredo Herkenhoff e Paulo Macedo, em 1978, com Gil comentando Cassiano ("entre João Donato e João Gilberto"), explicando a cena Black Rio e a estética negro é lindo, contando que descobriu Bob Marley pela Melody Maker e considerando os sincronismos espaço-culturais, coincidências de necessidade histórica.

Voltando à música, muita gente tem falado - Caetano e Gal Costa, inclusive - de uma certa renovação na música brasileira por parte de Cassiano, que seria um compositor black, na falta de outra definição.

Eu falo também. Adoro. Assim como João Gilberto, Cassiano é um artista importante pela sua reclusão, pela sua especificidade e especialidade. É um cara difícil, isso tudo nele é um pouco misterioso e aureolado por uma coisa de grandeza. Sabe que sonha com algo impossível, mas não abre mão desse sonho, de um cantar magnífico.

Ele lembra um pouco o Stevie Wonder.

É claro. Cassiano quer introduzir na alma brasileira o cantar de um pássaro de lá, desse pássaro soul. Tanto que o disco dele chama-se Cuban Soul. Cassiano está João Donato e João Gilberto. É aquele encontro entre o samba de João e a rumba de João Donato, ele quer ser o encontro. Isso sou eu quem digo. Cassiano não deve nem cogitar dessas coisas. Talvez não saiba o que o Donato faz, o João Gilberto com certeza ele sabe. Ele quer trazer esse universo de Caribe e Harlem para a escola de samba, para o Brasil, para o Rio de Janeiro.

É meio impossível, não?

É o sonho. Tanto não é impossível que ele faz as músicas, canta desse jeito e acaba sendo isso, criando uma geração de discípulos como Dafé, Lady Zu, Melodia, tanta gente...

O Luís Melodia também?

É sim, embora também possa nem estar ligado. Tim Maia, Melodia, todo mundo nasce desse inconsciente coletivo do qual Cassiano representa a consciência. São esse tais sincronismos espaço-culturais, históricos. De repente tem sincronia. Eu me lembro de quando o Caetano na época deixou os cabelos crescerem, e passou a assumir todas aquelas atitudes ditas rebeldes, tudo parecia muito com Dylan, Beatles e tudo mais. No entanto, a informação que Caetano tinha desses fenômenos lá fora era muito pouca, era tudo coincidência de necessidade histórica, manifestação, avatarização, você esta entendendo? Coisas assim como por que uma pirâmide no Egito e outra no México? Por que cacau? Essas migrações difíceis da história. A germinação que é feita pelo fluxo das águas e dos raios solares. Por que tem cacau na África? Por que tem essas coisas lá e cá? As tais migrações culturais do planeta. Hoje em dia então, facilitados por todo o jogo de correntes do visual, do auditivo e do psiquismo, né? Mas na época tudo aquilo em Caetano aparecia como reflexo desse sincronismo, contemporaneamente às coisas de lá, com a mesma necessidade da época.

Eu lembro quando trancei o cabelo, há dois anos, eu tinha visto a capa de um disco do Stevie Wonder, onde ele tinha os cabelos trançados de uma maneira muito parecida com o jeito nagô de trançar o cabelo, aquelas coisas da África. Mas eu fiz minhas tranças mais soltas. E eu não sabia de nada. Quando estava em Curitiba, já na excursão dos Doces Bárbaros, uma semana antes de ser preso em Florianópolis, o Chiquinho comprou aquele jornal inglês Melody Maker, que tinha uma reportagem com o Bob Marley. Foi aí que eu fiquei sabendo: eu não conhecia o Bob Marley até então e nem sabia que eles usavam o cabelo daquela forma, os rastas. Então, fiquei pensando: veja que coisa estranha, de repente me dá na cabeça de trançar os cabelos aqui, não sei bem porque, por causa da oportunidade oferecida pelos Doces Bárbaros, um espaço aberto à liberdade de experimentar um tipo ou outro de roupa, coisas deste tipo. E eles lá, começando a fazer sucesso e por acaso usando o cabelo de forma parecida, ou com a mesma intenção lúdica de partir para outro enfoque, buscar uma outra estética pro chamado negro é lindo, por aí. Então essas sincronias no mundo contemporâneo se tornam cada vez mais interessantes porque se dão quase ao mesmo instante em todo lugar. Ao mesmo tempo o inconsciente ainda tem sua atuação. Não é tudo dado pela informação fria e gerada.

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Beco das Garrafas 2010



O Miéle tinha me falado de uma idéia de revitalizar o espaço, agora tem uma loja temática Bossa Nova na esquina e o Bottle's parece estar em reforma, a placa com o nome simbolicamente pendurada. Passei lá na Duvivier pra sacar como anda e pelo menos o charme continua intacto.

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Eliana Pittman - Maria Joana



Bem mais alta que a pôça na rua que reflete a imagem da lua, Eliana Pittman faz apologia a Erasmo Carlos logo na seqüência do clássico Carlos, Erasmo, de onde vinha a original dessa "Maria Joana", sobre a companheira de todas as horas das melhores fases hippies. De um compacto da Odeon, 1971 no selo, 1972 na capa.



Só ela me trás beleza nesse mundo de incerteza
Eu quero fugir mas não posso, esse mundo inteirinho é só nosso
Eu quero Maria Joana, eu quero Maria Joana

Eu vejo a imagem da Lua refletida na poça da rua
E penso da minha janela, eu estou bem mais alto que ela
Eu quero Maria Joana, eu quero Maria Joana

Eu sei que na vida tudo passa
O amor vem como nuvem de fumaça

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Amazing Stories



Outro fruto do Rio: Arnaldo me apresentou este Homens do Amanhã, interessantíssimo livro da Conrad de uns anos atrás sobre a criação do mercado americano de histórias em quadrinhos, leia-se história do crescimento da América industrializada, da expansão e desabrochar da cultura judaica em NY no começo do século XX, da evolução da baixa-literatura dos pulps e da invenção dos quadrinhos como pilar cultural do entretenimento de massa - pra não falar em arte.

Jerry Siegel & Joe Schuster nerds criando o Super-Homem, Jack Kirby valentão do gueto desenhando tiras e o Fantastic Four, Steve Ditko escrevendo histórias de terror, Jack Cole inventando o Homem-Borracha, Harvey Kurtzman bolando a Mad, Bill Gaines com a Tales from the Crypt e afins, Will Eisner jovem empresário investindo e revolucionando no Spirit, as influências e inspirações e flutuares de uma indústria (pra não falar em forma de arte) que se inventa enquanto vai.

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Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou




A lenda musical de Benim vem mês que vem ao Brasil com seu funk afro baseado nos cantos Vodum - tradição-mãe do Candomblé e do Vudu haitiano. Orchestre Poly-Rythmo de Cotonou, coisa de outro mundo, do velho mundo, do novo mundo. Outra muito boa da programação do PercPan 2010 - mas só em Salvador e no Rio.

Vídeos da Poly-Rythmo em '70 via Analog Africa.

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HYPNOTIC BRASS ENSEMBLE



Tava rolando uma história que a Hypnotic Brass Ensemble viria ao Brasil este ano, tá confirmado: PercPan 2010, grande programação - pena que não em São Paulo.

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Call It Anything






Família é quando a pessoa muda tanto que te continua igual. Noite dessas Pedro colou aqui em casa com projetor e DVD e mergulhamos: cinco da tarde do dia 29 de agosto de 1970, Ilha de Wight, Miles Davis com Keith Jarrett no piano elétrico, Chick Corea no órgão, Gary Bartz no sax soprano, Dave Holland no baixo, Jack DeJohnette na bateria, Airto na percussão, ignorantes do que vem a seguir, algo a se ver.

(Na platéia, Gilberto Gil, fica ligado que você vê.)

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Meshes of the Afternoon




Manja a Maya Deren? Em 1943, com 275 dólares e o marido, ela fez o filme acima, poesia visual, simbologia estilosa, esperteza psicológica de vanguarda. Experimentar é conhecer, os sentidos são transientes, realidade é uma escolha.

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João Gilberto visita Denis Brean









João Gilberto, de passagem pelo Brasil e por São Paulo, em julho de 1965, aproveita para dar uma passada na casa do seu amigo, autor de "Bahia com H" (sem nunca ter ido à Bahia), Denis Brean. Só pra ouvir um som, tocar piano e violão, fumar um cachimbo gigante. Pescado desse site old-school dedicado ao Denis Brean, aka Augusto Duarte Ribeiro, meu primo-avô.

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sina viageira

Exceção citada no título do clássico disco "Onze Sambas e Uma Capoeira", a "Capoeira do Arnaldo" é obra-prima entre obras-primas de Paulo Vanzolini, zoólogo, sambista, paulista. Talvez o que mais seduza no sambas (e capoeira) bem construídos, diretos e bem-humorados, sensíveis e espertos, afirmativos mas doces de Vanzolini seja a mesma concentração, detalhismo, paixão e dedicação que pressupõe-se necessitar para estudar a biologia de répteis. Perfeita é a construção, melodia, cadência, o humor, as rimas e epifanias da história em primeira pessoa de Arnaldo, cantada por Luiz Carlos Paraná, exceção do título do clássico disco etc.



Quando eu vim da minha terra passei na enchente nadando
Passei frio, passei fome, passei dez dias chorando
Por saber que de tua vida pra sempre estava passando
Nos passo desse calvário tinha ninguém me ajudando
Tava como um passarinho perdido fora do bando

Vamo-nos embora ê ê, vamo-nos embora, camará
Presse mundo afora ê ê, presse mundo afora, camará

Quando eu vim da minha terra, veja o que eu deixei pra trás
Cinco noivas sem marido, sete crianças sem pai
Doze santos sem milagre, quinze suspiros sem ai
Trinta marido contente me perguntando, "já vai?"
E o padre dizendo às beata, "milagre custa, mas sai"

Vamo-nos embora ê ê, vamo-nos embora, camará
Presse mundo afora ê ê, presse mundo afora, camará

Quando eu vim da minha terra num sabia o que é sobrosso
Sabença de burro velho, coragem de tigre moço
Oração de fechar corpo pendurada no pescoço
Rifle do papo-amarelo, peixeira cabo de osso
Medalha de Padre Ciço e rosário de caroço
Pra me alisar pêlo fino e arrepiar pêlo grosso
Que eu saí da minha terra sem cisma, susto ou sobrosso

Vamo-nos embora ê ê, vamo-nos embora, camará
Presse mundo afora ê ê, presse mundo afora, camará

Quando eu vim da minha terra, vim fazendo tropelia
Nos lugar onde eu passava estrada ficava vazia
Quem vinha vindo, voltava, quem ia indo, não ia
Quem tinha negócio urgente deixava pro outro dia
Padre largava da missa, onça largava da cria
E os pai de moça donzela mudava de freguesia
Mas tinha que fazer força porque as moça num queria

Vamo-nos embora ê ê, vamo-nos embora, camará
Presse mundo afora ê ê, presse mundo afora, camará

Eu saí da minha terra por ter sina viageira
Cum dois meses de viagem eu vivi uma vida inteira
Saí bravo, cheguei manso, macho da mesma maneira
Estrada foi boa mestra, me deu lição verdadeira
Coragem num tá no grito e nem riqueza na algibeira
E os pecado de domingo quem paga é segunda-feira

Vamo-nos embora ê ê, vamo-nos embora, camará
Presse mundo afora ê ê, presse mundo afora, camará

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À Vontade Mesmo, Raulzinho



Outro dia, época de Olé aos domingos no Tapas, sentei com Raulzinho (mais o compadre Walter Abud, a fotógrafa Luiza Sigulem e a dupla que fiilmou) para ouvir sua história no Brasil nos anos 50 e 60, antes do sobrenome de Souza e discos com Airto, Flora, Miles, solo. Com sua hipnotizante voz rouca contou dos shows em boates de São Paulo, Curitiba e no Beco das Garrafas, dos solos de trombone em discos e programas de rádio, de quando emprestava musicalidade ao exército ou à banda de Roberto Carlos. // Teaser acima, entrevista na edição 38 da Revista Brasileiros, aqui ou logo abaixo.

*

Os anos brasileiros do rei do improviso
Antes da bem-sucedida carreira internacional, o trombonista Raul de Souza dividiu boas histórias com Pixinguinha e Roberto Carlos
por Ronaldo Evangelista fotos Luiza Sigulem



Raul de Souza partiu definitivamente do Brasil em 1970. Foi para o México e, na sequência, para os Estados Unidos. Universalmente reconhecido como um dos maiores instrumentistas que o País entregou ao mundo, o carioca de Campo Grande, criado em Bangu, sempre mostrou total inquietude e completa disposição para seguir a música onde quer que ela o leve, seja Monte Carlo ou Beirute, Curitiba ou São Paulo.

Trombonista com estilo único de improvisação, Raulzinho desde garoto buscava os próprios caminhos na música, emprestando solos a regionais de choro, conjuntos de gafieira, bandas militares, grupos de soul-funk, formações de samba-jazz e intérpretes como Roberto Carlos e Maria Bethânia.

Nascido João José e rebatizado por Ary Barroso, tocando em bandas - como a Turma da Gafieira de Altamiro Carrilho e o sexteto Bossa Rio, de Sergio Mendes -, juntando os pontos entre músicos e gêneros, Raul escreveu um grande capítulo não só do jazz brasileiro, mas de toda nossa música instrumental. Uma conversa com ele não é só retrato de um viver riquíssimo, mas de toda uma época, da música que se fazia aqui, personagens e pensamentos da história brasileira.

Com sua voz rouca e grave - não muito distante do som de um trombone -, Raul sentou-se conosco, numa tarde em São Paulo, para contar os caminhos e acasos que constroem sua história de amor e devoção à música desde quando nasceu, em 1934, até sua partida do País, aos 35 anos. Constantemente improvisando, em sons e situações, Raul de Souza viveu mais do que seria possível biografar.


Você ouvia rádio quando era menino?
Não ouvia rádio nem tinha discos em casa. Eu ouvia o rádio do vizinho. Passava na rua e ele estava sempre com o rádio ligado, tocando alguma orquestra americana. Eu parava e ficava ouvindo.

E você tinha experiência com música?
Meu pai era pastor da igreja Assembleia de Deus, então eu ia à igreja desde os quatro anos de idade e ficava vendo os caras tocarem. Eu me interessava mais pelos instrumentos graves, grandes: tuba, trombone, bombardino. Com o passar dos anos, fui tocando flauta e trompete. Mas, com 14 anos, resolvi sair, por causa dessa coisa de contracanto. Quando você canta uma música, você faz um contracanto. Significa quase contra o canto, né? Na realidade, é fuga, dizendo teoricamente. Eu fazia sem saber de nada. Em uma ocasião, toquei em um bloco de Carnaval e me pegaram. Tive de sair da igreja. Fui tocar trombone na fábrica Bangu. Tocava e trabalhava como tecelão.

Você tinha relação com a música ao vivo?
Lógico. Gafieira. Essa era a história do momento. Eu comecei com regional, depois fui para a gafieira, e depois, junto com o maestro Cipó, comecei a desenvolver um sistema de improvisação que na gafieira era proibido.

Era um lado mais jazzístico?
Era proibido! A gafieira era comercial, para dançar. Tem o "papará", se você faz "pupuru" não pode, sabe como é que é? Qualquer frase que não fosse da melodia era proibida. Não no papel, mas pelo semblante das pessoas, dos maestros, dos contratantes. E eu sempre fui rebelde nesse ponto. Como não pode improvisar? Se você tem facilidade, improvisa. Mas eu era condenado.

Você ouvia choro?
Lógico, porque eu tocava também. Foi quando conheci o Pixinguinha. Numa festa de aniversário em que ele estava tocando, porque o violonista que tocava com ele morava em Bangu. Tive a oportunidade de conhecer o Pixinguinha e tocar com ele. Ele falou: "Sai daqui, vá me procurar na cidade, você toca bem". Falou para eu ir às gravadoras Continental e Copacabana, que eram uma de frente para a outra, na Marechal Floriano esquina com a Rio Branco. Legal. Um dia, botei terno e gravata e fui. Cheguei, subi lá e procurei o Pixinguinha. "O Pixinguinha morreu, faz dez anos que não vejo", o cara falou. Aí, eu pensei: "Bom, acho que ele tá muito louco". Pedi um guaraná no bar ao lado e vi um cara com um violão pendurado no braço que, soube depois, era o Nelson Cavaquinho. "Vê uma cerveja aí, campeão", ele disse. Ele perguntou: "Isso é trombone? Tocar trombone é difícil, mas você tem cara de que toca bem". Falei: "Sou lá do subúrbio de Bangu". E ele: "Ah, sou da Mangueira". Aí, ficou aquele negócio, virei para ele e disse: "Escuta, eu vim procurar o Pixinguinha, a gente tocou junto na semana passada". E ele: "É mesmo? Pensei que ele tivesse morrido". Respondi: "Morreu nada". Ele falou: "O negócio é o seguinte, vá daqui à Rádio Nacional, tem um programa ao meio-dia, depois atravesse a rua e vá ao programa do Ary Barroso, programas de calouro. Inscreva-se e levante uma nota". Legal, legal, salvou o dia.

Você foi?
Eu me inscrevi na semana seguinte. Fui à Rádio Nacional e empatei com um camarada. Não sei quanto era o dinheiro na época, talvez mil reais hoje. Dividi o prêmio, 500 pra mim, 500 para ele. Fiquei fazendo hora, para fazer o programa na rádio do Barroso, é isso que interessava. Ensaiei uma música de flauta que eu toquei no trombone. Difícil, muito difícil. O Ary olhou para a minha cara e falou: "Um grande prêmio está acumulado, ninguém conseguiu levar e você ganhou. Mas eu não gostei desse teu nome aí, João José. Você não tem cara de João José, nem para trombonista soa bem. Mas tudo bem, vá embora, receba seu cachê e boa sorte". Dois dias depois, fui buscar o cachê, um bolo de dinheiro em notas, uns mil réis ou coisa assim. Aí, já fiquei malandro. Pensei: "Vou esperar esse prêmio acumular de novo e voltar". Fui pela segunda vez e ganhei novamente e ele trocou meu nome para Raulito.

Ele falou "vai ser Raulito"?
Ele disse: "João José acabou. Agora é Raulito". Mais tarde, eu mudei para Raulzinho e ficou assim nas gravações antigas. Quando fui para os Estados Unidos, na primeira gravação, pensei: "Como é que eu vou botar meu nome? Raulzinho não existe. Já que eu estou aqui vou botar Ralph Phillip Jones" (risos). O produtor olhou para minha cara e falou: "Não, já tem muito Ralph aqui, põe Raul de Souza mesmo".



Foi na época do Ary Barroso que conheceu o Altamiro Carrilho?
Foi na rádio mesmo, o Altamiro tocava no Regional do Canhoto. O Altamiro toca até hoje, toda quarta-feira. No mesmo lugar, no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes. Quase 90 anos de idade. O Altamiro é meu padrinho. Foi ele quem me abriu as portas para entrar no Regional do Canhoto. O Regional acompanhava os calouros e tinha programa ao vivo. Eu pegava uma mixariazinha, mas adorava, porque estava tocando no rádio. E veio a oportunidade de organizar um grupo com o Altamiro e a Turma da Gafieira. Eu dizia: "Ah, tem o Louis Armstrong, o J.J. Johnson, o Miles Davis". Comecei a me infiltrar no meio do jazz com o pessoal americano. Eu não tinha conhecimento, era só charme (risos). E o Altamiro não conhecia nada desse pessoal, mas sabia improvisar. E um dia ele falou: "Pô, ajuda a montar uma banda, quero gravar um disco e vou aproveitar e fazer minhas músicas com o pessoal que improvisa". Era assim, toca a primeira parte, a segunda parte. Gravou? Se sair errado, não vai repetir.

E o Sergio Mendes, como o conheceu?
Em 1958, fui para Curitiba, porque prestei concurso para sargento da Força Aérea. Todo final de semana eu vinha a São Paulo para fazer bar sexta, sábado e domingo. Um dia, recebi um telegrama, dizia: "Venha urgente. Assinado 'M'". Venha urgente? Mas para onde? Pensei: "Ah, é do Maciel Maluco". Voltei para o quartel, peguei minhas coisas e fui para o Rio. Aí, o Maciel me apresentou ao Sergio, ele estava organizando a banda.

Você foi viajar para a Europa nessa época?
Fiz excursão pela Rhodia, que era em São Paulo. Desfile de moda. Fiz com o Sergio Mendes, nós fomos para o Líbano, Portugal e Itália. Já estávamos preparando o grupo, mas era antes do sexteto Bossa Rio.

Quanto tempo você tocou com o sexteto Bossa Rio do Sergio Mendes? Só na época do disco Você Ainda não Ouviu Nada?
Só. Isso durou um ano. O disco foi bem-sucedido, vendeu muito para um disco instrumental, acho até que foi disco de ouro. E depois começaram as gravações, discos do Edison Machado, Tenório Jr., Eumir Deodato, Os Cobras. Foram três anos de ótimas oportunidades para o músico que improvisava.

Foi novamente para a Europa?
Quase no mesmo ano, já com o Luiz Carlos Vinhas, duas bailarinas, o Simonal e o Lennie Dale. Fomos para a Alemanha, Líbano, Espanha, Portugal e Itália. Passamos dois meses viajando. No ano seguinte, voltei a Monte Carlo para trabalhar nos cassinos. Fiquei quatro meses, onde troquei meu trombone e passei a tocar o de vara.

E depois você passou um tempo em São Paulo?
Quando voltei de Monte Carlo, montei uma banda. A gente tocava na boate Cave, na Rua da Consolação, toda quinta-feira. Um belo dia, fui convidado para organizar o grupo do Roberto Carlos, o RC-7. Levei o Nestico, saxofone tenor, e o Maguinho, trompete. Trabalhei com o Roberto Carlos só uns dois meses, eles ficaram lá. Mas gravei o filme, Roberto Carlos em Ritmo de Aventura. Sei lá como era a história, tinha uns bandidos querendo matar a gente, com metralhadora, tinha de ficar correndo mesmo, faz tudo de novo, era loucura. Uma hora eu estava lá agoniado, corre pra cá, corre pra lá, vejo o Roberto em uma cena com um carrinho. Pensei: "Eu vou pular nesse carrinho, não vou correr mais porra nenhuma!" (risos). Quando ele passou, eu pum, corri e o abracei. Falei: "Vamos nessa, compadre, não vai fazer cara feia, rapaz, tá filmando". Falei qualquer coisa para o Roberto e filmaram, ficou assim mesmo (risos).

Como foi parar no México?
Recebi um convite, em 1970, para fazer parte de um trio. Ensaiei uns dois meses, arrumei 100 dólares emprestados e fui. Fiquei três anos.

Como entrou na cena americana?
Foi com a Flora Purim. Aquele outro negócio foi acabando, acabando... Quando vi, já estava com outro grupo, mexicano-americano. Então, a Flora me convidou. Fui do México para os Estados Unidos para excursionar durante um mês. Fiquei por lá. Só voltei ao Brasil depois de oito anos para um festival em 1978.

Nunca considerou voltar ao Brasil nesse período?
Pensei, mas sempre vendo a possibilidade de evolução cultural. Não posso voltar para um lugar que está a mesma coisa há 540 anos. Não é possível. Se tem festival de jazz, o cara vai porque tem músico americano. O que importa é que o cara é americano, não o que ele toca.

Quando morou lá, teve o diferencial de ser um brasileiro tocando?
Perfeitamente. Eu me considero embaixador da música instrumental no Universo. Não nos Estados Unidos, no Universo.

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meu cantar vibram as forças que sustentam meu viver



Momento mais bonito do programa Compacto e dos momentos mais bonitos da vida: Mateus Aleluia veio de Cachoeira com a filha princesa angolana Fabiana e centenas de anos de tradição e história e beleza, Thalma foi com o coração, o talento natural e o pai, maestro Laércio de Freitas. O encontro sublime, em "Cordeiro de Nanã", play acima. Papo, por aqui.

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Olé Unlimited



Mix nova, jazz elevado de acordes profundos e melodias d'alma, naipes e solos e vamps e riffs, quase tudo de novidades recentes, a maioria achados do Rio.



McCoy Tyner - Effendi (1963)
Charles Mingus - II B.S. (1963)
Max Roach - Nommo (1966)
Harold Land - Angel Dance (1967)
Victor Assis Brasil - Stolen Stuff (1968)
Morris Wilson Beau Bailey Quintet - Paul's Ark (1970)
Horace Silver - That Healin' Feelin' (1970)
Donato - Lunar Tune (1970)
Rudolph Johnson - Diswa (1971)

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Sun Ra Arkestra





Em três momentos entre 59 e 60, fazendo o cérebro dançar: "Ancient Aethiopia", "Tiny Pyramids" e "Angels and Demons at Play". Na flauta em todas, claro, Marshall Allen. Nas duas segundas, na corneta ou cítara, Phil Cohran.

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João & Astrud Gilberto, 1960









Imagens do fotógrafo Rodolpho, para o jornal Última Hora, janeiro de 1960.

Do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

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Wall and Bridges



Ah, sim, claro: daqui a pouco a pequena grande Laura Lavieri faz show especial cantando John Lennon 74 no Sesc Consolação. Os vídeos ficam pra depois que acontecer; acima, só pra dar gostinho, Laura com 18 aninhos (hoje tem 22) cantando "Across the Universe". Correndo pra lá.

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Sulcos Setembro



Mês passado os bróders foram elegantes e cederam as sextas-feiras do Bixiga à Festa da Achiropita, mas agora tão de volta no corre e na diversão: toda sexta tem Sulcos, hoje com Ramiro Zwetsch e companhia tocando a Radiola Urbana, Casa Taiguara, 13 de Maio.

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Milt Jackson And The Hip String Quartet (1968)



01) You got to pay when the deal goes down (Tom McIntosh)
02) The morning after (Bernard Ebbinghouse)
03) For all we know (J. Fred Lewis / Sam M. Coots)
04) A walkin' thing (Benny Carter)
05) In walked Bud (Thelonious Monk)
06) A little too much (Don Henry / Mike Appel)
07) Bags and strings (Milt Jackson)
08) New rhumba (Ahmad Jamal)

Arranged and conducted by Tom McIntosh

Vibes - Milt Jackson
Piano - Cedar Walton
Bass - Ron Carter or Bob Cranshaw
Drums - Mickey Roker or Grady Tate
Flute - Hubert Laws or James Moody
Tenor saxophone - James Moody

Violin - Sanford Allen
Viola - Alfred Brown
Cellos - Ronald Lipscomb
Kermit Moore or Sidney Edwards

"It's always bothered me," says McIntosh, "that people say strings can't swing. Why is it a bass player can swing? It's just a matter of knowing the language. And I wanted to extend the jazz language to non-conventional jazz instruments."

Even the set-up of the quartet varies slightly from the usual string quartet of two violins, viola and cello. Here, McIntosh employed one violin, viola and two cellos. "I've always felt there was a gap between viola and cello," he says. "What we did was to tune one cello one octave below the violin to close that gap. Many composers have had the idea; it's one of the things that makes the string quartet Hip. And the flute is there to add another color."



AQUI

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Missa Luba








Pra começar o dia recarregado e limpar o peito das angústias, Missa Luba: fim dos anos 50, o padre belga Père Guido Haazen regendo um coro de 45 garotos congoleses entre nove e 14 anos, os Trovadores do Rei Baudoin, em adaptações dos seis movimentos da missa latina - Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus e Agnus Dei - aos ritmos e melodias do Congo Banto. Beleza sacra, catequização com sincretismo. Lado A de um antigo vinil da Philips e seis breves vídeos acima.

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Otis Trio 4



Flávio Lazzarin na bateria, Luiz Galvão na guitarra, João Ciriaco no contrabaixo, mais Beto Montag no vibrafone: Otis Trio Quarteto, tocando "Quarta-Feira Santa", no estúdio do iG.

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Maria Bethânia, 1965











Fotos de Joel Maia para a UH Revista, fevereiro de 1965.

Só algumas das 166 mil fotografias do acervo do jornal Última Hora, do Arquivo Público do Estado de São Paulo.

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OS TINCOÃS 73-77



01 Cordeiro de Nanã
02 Canto e danço para curar
03 Deixa a gira girar
04 Canto de dor
05 Promessa ao Gantois
06 Ogundê
07 Lamento às águas
08 A força da Jurema
09 Oxóssi te chama
10 Acará
11 Homem Nagô
12 Na beira do mar
13 Atabaque chora
14 Canto pra Iemanjá
15 Ogum Pai
16 Romaria

OS TINCOÃS 73-77

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vermelho e azul




Aproveitei o sábado passado em Copacabana e peguei o show da Nina Becker no lindo espaço arena do Sesc Copa, lançamento dos discos Azul e Vermelho. Só pra mostrar como foi legal, dois momentos: "Estrada do Sol", Dolores Duran e Tom Jobim, e "Samba Jambo", Jorge Mautner e Nelson Jacobina; no caso com o próprio, solo emocionante.

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Mateus Aleluia África Brasil

Sentei com Mateus Aleluia para remontar um pouco sua história e dos incríveis Tincoãs, só lição de vida, de som, de entendimento do mundo. Fio da meada começa com matéria apresentando seu primeiro disco, hoje na Folha e logo abaixo.



Todo ano, no mês de agosto, na histórica cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, acontece a Festa da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte, exuberância afro-católica de culinária, vestimentas, tradição e sincretismo religioso.

Formada por mulheres entre 60 e 100 anos, a irmandade eterniza em seus rituais a independência conquistada em plena época de intensa importação de escravos para o recôncavo, dois séculos atrás.

Da mesma cidade a 100 km de Salvador e da mesma tradição de orgulho e ascendência africana vem Mateus Aleluia, 66 anos, que lança agora seu primeiro disco solo, "Cinco Sentidos", depois de ter ficado conhecido nos anos 70 com o grupo Os Tincoãs.

"A gente canta quando a pessoa nasce e quando parte, quando a pessoa casa e quando descasa", explica Aleluia. “Somos filhos do canto e da dança: o povo africano revitaliza seus pés em contato com o chão, dançamos para nos sentir revitalizados."

No começo dos anos 70, ao lado do parceiro Dadinho, Aleluia partiu de Cachoeira para o Rio de Janeiro para desenvolver carreira com o conjunto vocal Os Tincoãs.

Em três discos e algum sucesso, o grupo adaptava temas do candomblé de complexidade rítmica e melódica, assimilando também a sofisticação barroca da cultura católica, em músicas como "Cordeiro de Nanã" (também gravada por João Gilberto), "Deixa a gira girar", "Obaluaê", "Promessa ao Gantois"

“Está tudo misturado, porque vou querer separar?”, considera, sobre a grandeza de elementos da música. “Esse processo está aqui há muitos anos, seria muita ousadia. O sincretismo é muito grande, separar é criar fundamentalismo.”

Em dezembro de 1983, o grupo partiu para a África, e o que deveria ser uma visita breve se transformou em estadia permanente. "Quando chegamos a Angola, estava parecendo a Bahia de nossa época", lembra Mateus. Aquilo foi altamente agradável. Fomos ficando e ficando, ficamos."

De volta ao Brasil em 2002, o músico envolveu-se em projetos ligados a cultura africana no país, até finalmente chegar ao primeiro disco solo.

“Tincoãs era uma identidade sendo mais gente, agora eu tinha que ser eu para ter uma personalidade”, realiza. “Todos temos um lado sacro e um lado profano, o santo e o humano. É importante entendermos quem somos, daí o título ‘Cinco Sentidos’. É um disco mais próximo de mim mesmo.”

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