RONALDOEVANGELISTA


o telefon-



Quando fala "no meu descompasso o riso dela", falta um tempo no compasso. O samba é em 2/4 e ali na palavra descompasso tem um compasso em 1/4 - sem o tempo fraco, dois tempos fortes sucessivos. No "telefon...", a letra é suprimida pra a pessoa imaginativamente ouvir se o telefone está chamando ou não.

Porque quando a pessoa está sozinha, o telefone chamando é uma esperança. Não é uma recorrência - você fala "o telefon...", aí quando toca o telefone você pára pra ver se está tocando mesmo? A intenção era essa, o que tento fazer lá é que você veja o quadro de uma pessoa que faz isso.

O Adolphe Appia, que no princípio do século foi o primeiro teórico das artes, dessa parte das artes, disse que as artes plásticas são artes espaciais - você vê tudo num instante -, as artes do discurso e da música são artes temporais - precisam de um espaço de tempo -, e o teatro é uma arte espaço-temporal - porque depende também do gesto do ator, enquanto o discurso, que é o texto, está sendo apresentado.

"Solidão" foi o momento em que tentei botar o espaco dentro do tempo. É ótimo você botar pequenos segredinhos mais cabalísticos, mais esotéricos como esses, ou mais simples, como tantos outros, pra pessoa do outro lado descobrir, ver que tem lógica.




(Foto daqui.)

Marcadores: , ,

0 Responses to “o telefon-”

Postar um comentário

Busca


[All your base are belong to us]

Evangelista Jornalista
Investigações Artísticas

*Anos Vinte







@evansoundsystem



Feed!



© 2001-2010 Ronaldo Evangelista